quinta-feira, 4 de julho de 2013

Pré-Amplificador para Mic. de Eletreto

Leia com atenção o texto abaixo da imagem do circuito.

Há inúmeros circuitos de prés para eletreto. Todos funcionam, uns melhores outros nem tanto, mas são dispositivos simples, fáceis de se montarem e muito adequados aos principiantes em montagem, exatamente pela sua simplicidade.


Uma das razões de se montarem esses prés é para usar transceptores de SSB quando operados em AM. Os microfones que vêm com esses equipamentos geralmente são ajustados para o timbre de voz de asiáticos, normalmente mais aguda . 

O operador de AM sempre se ressente de falta de áudio quando trabalhando com um desses transceptores e seus microfones originais. Duas saídas: comprar um microfone mais elaborado e caro ou montar seu próprio microfone caseiro com certo ganho adicional de áudio.

Todos os transceptores já oferecem uma voltagem regulada em sua tomada de microfone, geralmente entre 5 e 8 volts. Isso torna a montagem ainda mais simples, pois não será necessário recorrer ao uso de pilhas, baterias etc para energizar o circuito. 
 
E alguns desses transceptores ainda fornecem essa voltagem regulada na mesma linha (mesmo pino) de entrada de áudio (naturalmente dentro do transceiver já existe um capacitor isolando o áudio da voltagem) o que deixa ainda mais simples a escolha de um cabo com poucas vias (fios) para a instalação do microfone fabricado em casa. 

Neste caso bastariam dois fios e uma blindagem: a blindagem já serve de conexão à massa (terra) tanto para o áudio quanto para o PTT, um dos fios seria o comando do PTT e o outro fio serve para trazer a voltagem até o microfone e ao mesmo tempo levar o sinal de áudio para o rádio. Se pretender sofisticar a montagem ao ponto de conservarem-se as teclas de UP e DOWN no microfone o cabo terá que ter maior número de vias (fios).

Se você for comprar um cabo para microfone examine e dê preferência a aqueles cuja malha seja “trançada” ao redor dos fios evitando cabos cuja malha é simplesmente “enrolada” em torno dos fios e que agem como se fossem espiras de uma bobina normalmente facilitando a captação de RF pelo cabo de microfone.

Este circuito também serve, é claro, para transmissores de AM. Tanto no caso de transmissores de AM, como para os transceptores de SSB e especialmente para esses, será quase sempre necessário ajustar-se o nível de saída do pré, uma vez que o circuito tem um alto ganho de amplificação do eletreto. 

Aí você pode escolher entre instalar um “trim pot” na saída do pré, que lhe permita ajustar o nível de ganho desejado, ou ajustar experimentalmente o valor do capacitor que vai em paralelo com o resistor de 2k2 no emissor do segundo transistor, variando desde uns 4k7 pF até uns 2,2 uF (eletrolítico) ou mais para obter ganho suficiente sem que entre em auto oscilação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é importante e pode fazer toda a diferença.