Loading...

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Manual do Rádio Hannover em Detalhes

Manual do Rádio Hannover BR-9000 em detalhes.


POWER/VOLUME SQUELCH

Bom, esse é o pontapé inicial do equipamento. Dispensa maiores detalhes…


E-TONE

A funcionalidade é para ajuste de tempo e intensidade do eco - nível e reverbação.


RF GAIN / RF POWER

Dedicado a ajustes de intensidade de recepção, e de potência de saida de RF.


SELETOR DE BANDA

Nos modelos mais antigos, todas as bandas estão habilitadas. Nas versões atuais, apenas as bandas D e E estão habilitadas (para atender as exigências da ANATEL para sua homologação – 80 canais)


MODOS DE OPERAÇÃO

Bom, vale a mesma regra acima… nos modelos antigos, todos os modos estão disponíveis. Nas versões atuais, apenas os modos AM, LSB e USB estão funcionais.


CLARIFIER

Ele reúne as seguintes funções: ajuste de TX (com o PTT pressionado), ajuste de RX, e pressionando-o, você seleciona os degraus de ajuste de frequência (10Hz, 100Hz, 1KHz e 10KHz. Mais a frente, vou explicar essas funcionalidades – e é onde a maioria se perde ao usar o radio.


SELETOR DE FREQUENCIAS CANALIZADAS

Se o equipamento estiver original, ele atende a gama de 40 frequências canalizadas. Mas após programação (via cabo) ele pode ir até os 60 canais.


BOTÕES E SUA FUNCIONALIDADES

FUNC

Ele agrega o acesso as funções secundárias dos demais botões e ao acesso ao Sub-Menu – associado aos botões CLARIFIER e SELETOR DE CANAIS


R.B. / BP

Agrega duas funções:

PRESSIONANDO APENAS R.B: Liga e desliga o Roger Beep do Radio

PRESSIONANDO FUNC+R.B: Beep funcional dos demais botões (muito irritante!)


NB/ANL – LOCK

Agrega duas funções:

PRESSIONANDO APENAS NB/ANL: ativa e desativa as funções de filtro e redutor de ruído

PRESSIONANDO FUNC+NB/ANL: trava todos os botões do rádio, exceto os botões  VOL/SQ, E-TONE, RF GAIN/RF PWR, SELETOR DE BANDAS, MODOS DE OPERAÇÃO e o botão EMG.


DW – LCD OFF

Agrega duas funções:

PRESSIONANDO DW: voce entra no modo Dual Watch (Escuta duas frequências distintas, intercalando-as)


COMO FUNCIONA O MODO DW?

Da seguinte forma: suponhamos que você está no canal 18 – apenas ouvindo – e queira ouvir também o canal 36… Faça o seguinte procedimento:

  •  Selecione o canal 18;
  • aperte a tecla DW – irá ficar piscando no display do rádio a opção DW;
  • selecione o canal 36, e aperte novamente o botão DW.
  • Após esse procedimento, feche um pouco o Squelch do radio – apenas o suficiente para que possa ouvir os sinais das estações que estão operando.
  • Enquanto houver atividade de comunicação em um dos canais, ele ficará fixo; mas se não houver atividade, ele ficará monitorando os dois canais, até que exista atividade de comunicação de alguma estação.
  • Ao pressionar o PTT, o modo DW será desativado, e a frequência que estiver no display será mantida.

PRESSIONANDO FUNC+DW: Desliga o display do rádio.


SCAN / SCAN LIST

Agrega duas funções:


PRESSIONANDO APENAS SCAN: Com o botão Squelch ajustado apenas para as estações que conseguem ultrapassar o silenciador, ele fará a varredura de canais, até parar na recepção mais forte. Caso essa recepção cesse, ele, continuará o processo de varredura, até que a tecla SCAN seja pressionada ou o PTT pressionado.


PRESSIONANDO FUNC+SCAN: Será ativava a função SCAN LIST, onde o usuário determina quais são os canais que devem ser escaneados durante a varredura.


EXEMPLO:

  • Se você deseja apenas escanear os canais 5, 10, 18, 24, 28, 34, 38, pressione a combinação FUNC+ SCAN nos canais que NÃO DESEJA QUE PARTICIPEM DA VARREDURA. 
  • Quando um canal que foi selecionado para não participar da varredura de escaneamento, irá aparecer um ponto logo após o primeiro dígito do frequencímetro.
  • Para voltar as condições normais, basta repetir a operação sobre o canal selecionado no SCAN LIST, pressionando FUNC+SCAN

+10Hz / HI-CUT

Agrega duas funções:

PRESSIONANDO APENAS + kHz: Isso fará com que suba um degrau (canal) acima do sintonizado. Essa função tem mais efeito para acesso aos canais Telecomando do Rádio (leia em tabela de Frequências, onde se localiza exatamente os canais Telecomando, e suas finalidades)


PRESSIONANDO FUNC+10KHz; Ativa a função HI-CUT, que nada mais é que um controle pré-ajustado de tonalidade da recepção, cortando os agudos.


SWR / TOT

Agrega duas funções:


PRESSIONANDO APENAS SWR: Irá mostrar no gráfico Bargraph, o nível de R.O.E emanado do equipamento. Quanto menor a estala, menor vai ser o seu R.O.E.(sou mais crédulo com o que manda no nivel de R.O.E. apresentado em números que o rádio disponibiliza, que mais pra frente eu explico)


PRESSIONANDO FUNC+SWR: Ativa e desativa a função T.O.T. (Time Out Transmission) – essa função, vinda dos equipamentos de VHF em geral, serve para temporizar o tempo de transmissão que o usuário, previamente ajusta o tempo limite (mais adiante dou mais explicações a respeito). Excelente para os amigos que gostam de bater um papo, mas um papo meeeeeesmo, e são sabem controlar os seus limites (e nem os limites do rádio, rsrsrs)


EMG / S/RF

Agrega duas funções:


PRESSIONANDO APENAS EMG: Acessa automaticamente o Canal 9 (Há anos em desuso)

PRESSIONANDO FUNC+EMG: Ativa e Desativa a escala Bargraph de TX/RX/SWR ( o popular Essímetro, ou S-Meter)


Bom agora vem a segunda etapa de destrinchamento do rádio… O Sub-Menu de funções!


Aperte e segure por 3 Segundos o botão FUNC. Seja rápido nas seleções, pois o Sub-Menu fica ativo por 6 segundos e logo após, volta a funcionalidade normal. Daí, terá de repetir o processo novamente.

Cada vez que você pressionar o botão FUNC, irá mudar a opção de menu. Abaixo segue os detalhes e explicações de cada função (algumas funções provavelmente não estarão disponíveis nesse post, já que me baseei na versão 1 do rádio):

  • STP – (step)  - Degrau de frequência selecionável pelo botão CLARIFIER

Nessa opção, o usuário pode escolher em qual intervalo de frequência o rádio pode ser ajustado, tanto em TX como em RX, pelo botão CLARIFIER.


As opções são 10Hz (10), 100Hz(100), 1KHz(1k), 10 KHz(10k) – Selecionáveis através do seletor de canais.


DICA: Se necessita de um ajuste mais confiável em modo SSB, principalmente em recepção – caso a estação com a qual está mantendo QSO esteja alguns Ciclos acima ou abaixo da frequência, sugiro a opção 100Hz. É batata!

  • CLA - (Clarifier) – Opção da função do botão CLARIFIER

Nessa opção, o operador escolhe qual o melhor ajuste para o clarificador (ou queixo, ou Voicelock®*) - selecionável através do seletor de canais



  • “Fin” (Fine) – Para ajuste fino da frequência de Recepção, apenas.
  • “r t” (RIT) – Para ajuste de frequência tanto em Transmissão quanto em Recepção – popularmente conhecido como “queixo unificado” – na minha opinião, pouco eficaz;
  • ” t “ (TX) – Para ajuste da respectiva frequência de transmissão

DICA: Selecione a opção “F i n”, pois você apenas irá usa-la para o ajuste de frequencia de recepção. É mais fácil, e você não se perde!

(*) VOICELOCK – recurso registrado pela Cobra Eletronics Co. – Todos os Direitos Reservados

  • P U S  (push) – opção de ajuste de clarificador

Numa concepção geral, é uma função que seria, na prática, o mesmo que ocorre na função de Clarificador. Deixe ela na opção STP (step), pois irá operar corretamente o equipamento. Nas outras opções, confundem muito o usuário.

  •  ASQ – (Auto Squech) – Opção de Silenciador Automático.

Funciona muito bem, em casos de contatos locais, seja em AM ou FM. No modo SSB, o ASQ não atua.

DICA: Você pode aciona-lo pelo próprio PTT do rádio. Caso esteja usando outro modelo de PTT, terá de ativar/desativar através dessa opção de Menu.

  • “T o T “  – (Time Out Transmission Setup) – Opção de Ajuste do Temporizador de Transmissão

Nessa opção, você ajusta o tempo pré-determinado do TX do rádio – o mínimo, são 30 segundos, o máximo, 600 segundos (vai dar uns 10 minutos)

DICA: se for ativar a função TOT, deixe ajustado em 300 segundos (5 Minutos)… A não ser que você vá recitar um poema de Camões em cada câmbio, rsrsrs…..

  • ” S C “ (Scanner Mode) – Opção de modo de escaneamento

Nessa opção você escolhe o tipo de escaneamento (varredura) desejada - selecionável pelo seletor de canais

As duas farão a mesma varredura, mas a diferença é a seguinte:

  • SQ – A varredura pára, se aparecer um sinal forte, e caso cesse, apés 5 segundos ele retoma ao escaneamento.
  • T i – Nesse caso, ele pára no sinal forte, mas depois de 5 segundos ele retoma o escamento mesmo que o sinal não cesse.

DICA: Deixe essa opção em ” T i “

  • ” T S r” – Sistema Automático de Proteção de Estacionária Alta

Essa opção é muito bacana… Ao ativa-la, caso tenha problemas de R.O.E., o equipamento simplesmente não transmite, emite um bip alto – e irritante, propositalmente – e no display do rádio aparece a inscrição  ” S Hi ” (SWR HIGHT).


Quando isso acontece… é melhor verificar seus sistema irradiante ( conector – cabo – antena)

DICA: Aliás, isso é dever!!! MANTENHA LIGADO!!!

  • ” t D C “ –  Sistema Automático de Proteção de Voltagem

Nessa opção, caso sua fonte esteja com voltagem acima – ou abaixo – do padrão recomendado, o rádio pára de transmitir, e em alguns casos, emite o mesmo bip irritante da proteção de ROE, e no display do rádio, aparece a inscrição “DC HI” (voltagem acima dos 13,8 ou “DC Lo”(voltagem abaixo dos 13,8V)


DICA: Mantenha essa opção ligada (ON)

  • ” t L d” – (task LCD Display) Opção de Amostragem de Função pelo display LCD

Nessa opção, o operador escolhe qual função deve aparecer no display, no momento que aperta o PTT do rádio – selecionável através do seletor de canais.

Seguem as opções disponíveis:

  •  TF – Ao pressionar o PTT, informa a frequência de transmissão (TX)

NOTA: Com o PTT pressionado, você pode ajustar a frequência de TX

  • S r  -   Ao pressionar o PTT, irá  informar o valor do R.O.E. da sua estação;
  • b A t  –  Ao pressionar o PTT irá  informar a voltagem nominal de entrada do rádio;
  • T o t  –  Ao pressionar o PTT, irá informar os segundos regressivos do temporizador de transmissão (toda a vez que você pressionar o PTT, a contagem reinicia)

  • R b f “ – Seleção de frequência do Roger-Beep – ajustável pelo seletor de canais

Lembram-se quando precisávamos levar nosso radio para um técnico, a fim de “afinar” ou “engrossar” o tom do Bipe do Radio? Através dessa opção, selecionamos o tom do bipe, ao nosso modo, e ao nosso gosto. Desde os tons clássicos dos Voyager, até os estridentes da Ranger.

  • ” R b t “ – Seleção do tempo de duração do Roger Beep – ajustável pelo seletor de Canais

Esse ajuste determina o tempo de duração do Bipe, ao fim de um Câmbio.


DICA: Se você é discreto, sugiro do de 150 milissegundos. Se é mais tradicional, use 250 – é o padrão para efeito de reconhecimento ao fim de um QSO. Não recomendo acima desses valores, pois demonstraria total falta de ética e respeito ficar com um bipe de 3,5 segundos – a não ser que sejas um pitimbador de carteirinha.

  •  ” C F r “ - Ajuste de frequência de tons CW

Ninguém usa, pois o modo CW é muito pouco aproveitado nesse rádio. Fica a escolha dos praticantes de telegrafia.

  • ” T o n “ – Ajuste de tonalidade do CW

Vale a dica do ” C F R”

  • ” T E s” (Talkback Echo System) – Opção de Retorno com Eco

Nessa opção, você ativa/desativa o retorno de áudio com efeito de eco – caso o eco esteja desligado, na chave de ajuste, o retorno também estará desligado.



  • “T n S” (Talkback Normal System) – Opção de Retorno Normal

Nessa opção, você ativa/desativa o retorno normal – nesse caso ideal para ajustes de controle de áudio/verificação de modulação.


DICA: Use fones de ouvido, para evitar a regeneração de áudio (microfonia).

Fonte: propagaçãoaberta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é importante e pode fazer toda a diferença.